terça-feira, 16 de setembro de 2014

Crítica: Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário

   

Cavaleiros do Zodíaco, assistia na época da Manchete, e pude assistir de novo quando foi exibido pelo Cartoon Network na década de 2000, tenho todos os mangás, todos os episódios e filmes, marcou minha infância junto com Dragon Ball e Yuyu Hakusho. E ver esse novo filme no cinema foi nostalgia pura e isso é a única coisa que fez eu não odiar o filme.

Cavaleiros de Bronze, da esquerda para direita: Hyoga de Cisne, Shiryu de Dragão, Seiya de Pégasus, Saoria Kido a Athena, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix.

Eles estão tentando emplacar no Japão o sucesso que Cavaleiros teve há 30 anos atrás, fizeram a saga de Hades, lá pelas bandas de 2000, anos depois do termino do anime, veio o filme Prólogo do Céu que se passa após a saga de Hades, o fantástico Saint Seiya The lost Canvas, que é muito melhor que a própria história original do Masami Kurumada, criador da série, mas que infelizmente não fez sucesso por la e foi cancelada após a segunda temporada, dai veio o polêmico Saint Seiya Omega, que muita gente xinga e fala mal por causa do traço infantil, mas que no fim das contas a história é muito boa, apesar dos pesares (Este que vos fala está acompanhando e gostando do que viu até agora), dai Masami Kuramada, deve ter jogado God of War e pensado "Santo Zeus, eu tenho que colocar isso em Saint Seiya de alguma maneira!", então fez o novo filme Saint Seiya Legend of the Sanctuary pra comemorar seus 40 aninhos de carreira e tentar mais uma vez conquistar a nova geração.

Cavaleiros de Ouro, da esquerda para a direita: Afrodite de peixes, Camus de Aquário, Shura de Capricórnio, Aiolos de Sagitário, Grande Mestre, Mu de Áries, Aldebaran de Touro, Saga de Gêmeos, Máscara da Morte de Câncer, Aiolia de Leão e Shaka de Virgem.

Seiya lutando contra Aldebaran.
Em termos de animação 3D o filme é lindo e lembra bastante Final Fantasy, disso não há do que reclamar, o design dos personagens está ótimo, as armaduras mais realistas, todo o aspecto técnico nesse sentido vale nota 10, mas o problema mesmo está em condensar 74 episódio da saga do Santuário em uma hora e meia de película, é muita história, mesmo sem toda a enrolação que o anime tem, fazendo com que tudo aconteça rápido e súbito demais. Porém um ponto interessante foi a mudança na personalidade de alguns personagens, Seiya virou um alivio cômico que funciona muito bem, mas que talvez ficasse melhor no anime, Shiryu é mais sério e prevenido, todos sofreram alguma mudança que melhorou a interação entre eles, algo tipo Tartarugas Ninja, O Santuário também virou algo mais "mítico" do que só um lugar na Grécia, lembrando Asgard e a ponte do arco-íris, porém, algumas mudanças foram MUITO chocantes, como a que sofreu o Máscara da Morte, que era o cavaleiro de ouro mais sinistro dos 12, virou algo... bom, não vou falar, vejam o filme julguem por vocês mesmos, mas foi  a única coisa que me irritou de verdade, outras mudanças, como Milo de Escorpião ser agora uma mulher, linda e ruiva, eu engoli sem mimimi e curti, o final God of War/Final Fantasy, também me incomodou, mas não me arrancou urros de ódio como alguns fãs indignados que estavam na mesma sessão, entendi as adaptações e o novo modo de contar a história. 




No fim das Contas Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário, vai deixar muito fã irado, e não sei como a nova geração vai encarar por ter ficado algo muito genérico, as lutas não são tão legais, algumas coisas são meio confusas, enfim, vá ver e julgue por você mesmo, mas se é um fã, vá com um desprendimento bem forte de tudo o que conhecia. Como eu gosto muito de Cavaleiros, saí do cinema meio triste, não querendo acreditar que o filme é ruim, no fundo eu me sinto culpado por não ter gostado tanto, mas queria que fosse melhor, muito melhor. A dublagem é o que vai deixar a galera nostálgica, estão todos lá, menos o Valter Borges dos Santos, antigo dublador do Camus de Aquário, que infelizmente morreu no final do ano passado e foi substituído nesse filme por Mauro Castro, que fez um trabalho excelente, e tem também a estreante Silvia Goiabeira que faz a voz da Milo de Escorpião.




Saí do cinema com o pensamento de que se eles quiserem reviver a Cavaleiros pra nova geração, é melhor fazerem igual Dragon Ball Kai, remasterizar o anime clássico, tirar todos os fillers e enrolações, e relançar a série, fica a dica ai Kurumada, e POR FAVOR, TERMINE A HISTÓRIA QUE FOI CONTADA NO PRÓLOGO DO CÉU!





Trailer do Filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário